[contact-form-7 id="78" title="Agende uma consulta"]

Agende uma consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse vitae dolor volutpat, bibendum eros ut, condimentum urna.

Ligue:
82-3326-1421

Mande-nos um email:
contato@institutoerickson.com.br

AUTISMO

15/04/2018 às 21:43 · · Comentários desativados em AUTISMO

AUTISMO

 Hoje vamos falar do Autismo, qué um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos 3 primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de “Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos”, de acordo com o DSM-V.

As causas do autismo ainda são desconhecidas, porém sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno.

Existem diversos sintomas que podem indicar autismo, e nem sempre a criança apresentará todos eles. Entre os grupos desses sintomas estão:

INTERAÇÃO SOCIAL: Não faz amigos, não participa de jogos interativos, é retraído, pode não responder a contato visual e sorrisos ou evitar o contato visual, pode tratar as pessoas como se fossem objetos, prefere ficar sozinho, em vez de acompanhado e mostra falta de empatia.

RESPOSTA A INFORMAÇÕES SENSORIAIS: Não se assusta com sons altos, tem a visão, audição, tato, olfato ou paladar ampliados ou diminuídos, pode achar ruídos normais dolorosos e cobrir os ouvidos com as mãos, pode evitar contato físico por ser muito estimulante ou opressivo, esfrega as superfícies, põe a boca nos objetos ou os lambe e parece ter um aumento ou diminuição na resposta à dor.

BRINCADEIRAS: não imita as ações dos outros, prefere brincadeiras solitárias ou ritualistas e não faz brincadeiras de faz de conta ou imaginação.

COMPORTAMENTOS: Acessos de raiva intensos, fica preso em um único assunto ou tarefa (perseverança), baixa capacidade de atenção, poucos interesses, é hiperativo ou muito passivo, comportamento agressivo com outras pessoas ou consigo, necessidade intensa de repetição e faz movimentos corporais repetitivos.
Não existe cura para autismo, mas existem formas de tratamento. Há várias terapias para autismo disponíveis, incluindo: Terapias de comunicação e comportamento, medicamentos, terapia ocupacional, fisioterapia, terapia do discurso/linguagem, entre outras.
Se seu filho se encaixa em alguns desses sintomas, procure um especialista.

 

 

 

JÉSSICA CALEGARI
Psicóloga
CRP 15/3617

Categories: Destaque, Notícias, Textos e Artigos